O que é o Eucalipto

É uma árvore como qualquer outra na natureza. Mas uma árvore muito especial, que tanto produz madeira para atender as necessidades do homem, como ajuda a preservar as florestas nativas. É uma planta exótica (não é nativa do Brasil), assim como o café, o milho, a soja, a cana-de-açúcar e várias outras culturas amplamente cultivadas em nosso país.

Nas áreas estudadas, as crenças de que o eucalipto seca a terra não se sustentam.Seu consumo de água é semelhante ao das florestas nativas e suas raízes permanecem distantes dos lençóis freáticos.

O eucalipto leva aproximadamente sete anos até ser colhido e, portanto, requer poucas ações do homem sobre o solo. Ele pode ser cultivado em terrenos de baixa fertilidade natural e não exige muitos nutrientes e defensivo agrícola em comparação com outras culturas. Manejado de forma adequada, o eucalipto propicia a proteção e a conservação da biodiversidade.

A Madeira

O Eucalipto atinge a fase adulta três vezes mas rápido que árvores nativas tupiniquins, diferença que permite plantios de eucalipto para diversos fins. Por ser um recurso natural renovável, contribui com a preservação do meio-ambiente. E quando tratado torna-se uma solução moderna, econômica e correta de substituir com vantagem as madeiras nativas nobres. Para se ter uma idéia desse impacto, o eucalipto é usado na fabricação de móveis, portas, armações, postes, dormentes, aplicação rural, construção civil ou como matéria prima para produção de papel ou celulose, chapas e aglomerados, tintas, resinas e pigmento. Por estes e outros motivos, o eucalipto cada vez mais se consagra como alternativa real para atender demandas da sociedade ao consumo de produtos florestais.

Por que celulose de eucalipto

A produção de celulose de eucalipto tornou-se significativa a partir do início da década de 70, em Portugal. Até então, a celulose de pinho dominava o mercado. No começo, a celulose de eucalipto era vista como fibra secundária, de menor valor.Mas, gradativamente, passou a ser muito requisitada pela indústria papeleira, em função da característica única da fibra, que garantem a produção de papéis alta opacidade, maciez e boa absorção. Qualidades ideais para a produção de papéis sanitários, de imprimir ou escrever e papéis especiais.

A celulose é um elemento estrutural da célula vegetal, existindo portanto em todos os gêneros e espécies florestais, mas o eucalipto apresenta melhor desempenho para a produção industrial. Essa árvore produz o maior volume de madeira por unidade de superfície, em ciclo curto.

A celulose de eucalipto transformou o Brasil de importador para exportador do produto. Hoje, o país é o maior produtor mundial de celulose de eucalipto.

 
Todos os Direitos Autorais Reservados à Eucaflora - Eucaliptos Tratados
Rodovia GO-070 Km 3.5 Qd. Área Lote Área Chácara Helou - Saída para Inhumas
Goiânia-GO - CEP.74.470-400